Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2006
Cientistas coreanos anunciaram a descoberta de um novo material que consegue armazenar hidrogênio em forma sólida em condições ambientais normais de temperatura e pressão. Cientistas do mundo todo têm feito progressos nesta área, já que é uma unanimidade que tanques de alta pressão não conseguirão carregar hidrogênio suficiente para alimentar os carros do futuro.
Agora, a equipe do professor Ihm Ji-soon, da Universidade Nacional de Seoul, Coréia, é a primeira a anunciar a descoberta de um material com uma estrutura molecular capaz de armazenar hidrogênio em temperatura normal e sem pressurização.
O novo material consegue armazenar hidrogênio suficiente para mover um automóvel pela mesma distância que um volume equivalente de gasolina consegue fazer hoje.
A equipe do Dr. Ihm descobriu que o hidrogênio pode ser armazenado em estado sólido em temperaturas e pressões ambientais normais simplesmente adicionando um átomo de titânio a um polímero. O material atinge uma eficiência de armazenamento de 7,6%, superior ao padrão estabelecido como mínimo pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que é de 6,5%.
A publicação dos resultados da pesquisa já está atraindo a atenção de fabricantes de automóveis do mundo todo, uma vez que os especialistas previam a descoberta de um material prático para o armazenamento sólido de hidrogênio apenas para os próximos 10 anos.
Agora o novo material terá que passar pelos testes de viabilidade econômica, antes que ele possa ajudar a inicar a era do hidrogênio nos automóveis.