Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/05/2007
Na Internet, é fácil para as empresas contarem a quantidade de visitantes que se interessam por um determinado produto, que seguiram um anúncio ou mesmo quantos simplesmente visitaram seu site: basta contar o número de cliques.
Já no mundo real, até agora era impossível contar quantas pessoas leram um outdoor, prestaram atenção num cartaz ou mesmo tiveram sua atenção atraída por uma determinada disposição de produtos em uma vitrine.
Mas isso já não é mais problema. A empresa canadense Xuuk acaba de lançar uma câmera de vídeo que consegue contar quantas pessoas olharam para um ponto determinado.
Olhos vermelhos
A câmera, do tamanho de uma web-cam, é circundada por uma série de LEDs emissores de luz infravermelha, invisível ao olho humano. O equipamento tira proveito de um problema muito comum em fotografias: o conhecido olho vermelho, que deixa as pessoas fotografadas com um aspecto vampiresco.
A câmera é conectada a um computador via porta USB, onde um programa consegue determinar se alguém está olhando diretamente para um determinado ponto calculando a posição do ponto de reflexão que causa o fenômeno do olhos vermelhos.
Segundo a empresa, o equipamento consegue contar a visualização de pessoas que estejam até uma distância de 10 metros do objeto. Como a luz infravermelha é invisível ao olho humano, as pessoas não perceberão que estão sendo monitoradas.
Os criadores do equipamento esperam lançar a possibilidade de que os anunciantes tradicionais também sejam cobrados em uma base "por olhada", da mesma forma que os anúncios veiculados na Internet são pagos "por clique".