Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2007
Poucas áreas de pesquisas têm evoluído tanto e tão rapidamente quanto o campo do imageamento médico. Do bom e velho raio X aos equipamentos de tomografia atuais, os médicos já contam com possibilidades de visualizar o interior do corpo humano de uma forma inimaginável há poucos anos.
Imagens médicas ultra-realistas
Mais do que isso, os médicos podem agora obter imagens que não seriam possíveis nem mesmo olhando diretamente para o interior do corpo humano. O melhor exemplo é esta tomografia computadorizada tridimensional, que acaba de vencer o 5º Desafio Internacional de Visualização em Ciência e Tecnologia, promovido pela revista Science e pela Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
A imagem mostra toda a parte posterior das vias respiratórias de uma paciente, vistas a partir do alto de sua cabeça. A protuberância no alto da imagem é o nariz, ladeado pelo contorno das faces.
Imagens de tomografia computadorizada
A imagem foi renderizada por Kai-hung Fung, um radiologista de um hospital de Hong-Kong, a partir de 182 "fatias" capturadas por tomografia computadorizada do crânio de uma paciente de 33 anos. As diversas imagens individuais foram empilhadas para se construir a imagem 3D.
Estas "fatias", ou imagens individuais de tomografia computadorizada, normalmente são expostas conjuntamente, mostrando as superfíces internas dos diversos órgãos. Mas Fund separou-as, criando um mapa topográfico dos espaços vazios, descritos pelas linhas de contorno das imagens individuais. As cores foram dadas de acordo com a densidade dos tecidos.
Algumas semanas atrás, um pesquisador brasileiro venceu um concurso semelhante, que premiou as melhores imagens em microscopia (veja Brasileiro ganha prêmio internacional para imagens de microscopia de força atômica).