Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/11/2006
Robôs ferozes e que saem destruindo tudo ao seu redor podem até fazer sucesso em desenhos animados e em filmes de ficção. Mas eles não são nem um pouco bem vindos em fábricas e armazéns, onde ocupam um lugar cada dia mais importante. É o caso dos chamados veículos guiados automaticamente ou AGV, na sigla em inglês ("Automatic Guided Vehicles").
Para evitar qualquer risco de acidente, engenheiros do instituto NIST, Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema duplo de detecção, baseados em sensores de última geração, que deverá permitir a construção dessas carregadeiras e empilhadeiras inteligentes ainda mais eficientes e mais seguras.
O sistema utiliza dois tipos de sensores. O primeiro é um LADAR ("Laser Detection and Ranging"), uma tecnologia óptica que mede as propriedades da luz refletida para detectar a distância e outras informações sobre um objeto. Localizado na base do veículo, o LADAR serve para detectar obstáculos no caminho - sejam objetos ou trabalhadores.
Este sensor tem ainda uma utilização secundária, podendo servir para varrer o interior de uma área de carga de um caminhão para detectar a presença de um palete ou definir a distância entre a empilhadeira e o caminhão.
O segundo sensor, chamado Panner, também funciona a partir de raios laser, sendo utilizado para capturar imagens panorâmicas ao redor do veículo. Montado sobre uma base rotativa motorizada, o Panner captura várias linhas de varredura, o que permite a reconstrução da cena ao redor da máquina em vários formatos visuais - como uma imagem com pseudo-cores, por exemplo, onde cada cor representa uma faixa de proximidade.
Um modelo de computador é então derivado dos dados das imagens e enviado imediatamente para o centro de controle do veículo. Isso permite à empilhadeira ou carregadeira manobrar, carregar e descarregar paletes, verificar o espaço ainda disponível no interior do caminhão e calcular a quantidade de paletes que ainda deverão ser manipulados.
O sistema de navegação está sendo negociado com a empresa Transbotics, que planeja colocá-lo em produção em alguns de seus modelos 2007.