Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2006
Mochila voadora
Voar sempre foi um sonho humano. Mas, sempre insatisfeito com suas próprias conquistas, o homem sempre inventa uma forma "mais livre" de voar.
Foguetes montados na forma de uma mochila não são nenhuma novidade. Mas, se impressionam pelo espetáculo, trazem juntos a frustração: afinal, quem quer saber de voar por apenas 20 segundos?
Agora, um inventor norte-americano está colocando no mercado sua nova invenção: uma geringonça voadora que leva o sugestivo nome de Jato Skywalker ("andarilho dos céus").
Embora se pareça pouco com uma mochila, como seu criador o chama, o inventor afirma que o seu jato permitirá um vôo de 10 minutos, percorrendo uma distância de 6,5 km.
Multicombustível
Por enquanto, o protótipo voa por 5 minutos levando uma pessoa com até 95 quilogramas. E o Jato Skywalker é versátil em termos de combustível: ele pode ser alimentado com gasolina de aviação, querosene ou até parafina.
Mas os prováveis compradores devem ter um duplo gosto pelo risco: os candidatos a piloto, além de necessitarem de coragem para decolar no tal aparelho, precisarão adiantar US$100.000,00 e esperar que o fabricante consiga uma porção de clientes, para que ele possa então começar a produzir o seu jato.
"À medida que os pedidos forem chegando, eu terei os recursos necessários para completar as simulações em computador relativas a cenários de emergência, e para começar a produção," diz o inventor em seu site. Na entrega, cada cliente pagará o restante da fatura, mais US$100.000,00.