Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2003
A exposição Exhibition MicroMachine 2003, realizada no Japão na última semana, apresentou os últimos avanços das pesquisas envolvendo nanotecnologia, MEMS ("MicroElectroMechanical Systems") e NEMS ("NanoElectroMechanical Systems"). Vários grupos de pesquisadores também apresentaram seus projetos, mostrando o que se poderá esperar da nanotecnologia nos próximos anos.
Para os amantes da robótica, as opções não eram menores. Destacaram-se os diminutos robôs que operam como uma rede, trocando informações entre si, e os microrobôs movimentados por elementos piezoelétricos. A foto, da Agência Reuters, mostra o estudante Yusuke Fujii, da University of Electro-Communications, de Tóquio, e os seus microrobôs trabalhadores. Além de utilizarem elementos piezoelétricos para se movimentarem, os pequenos robôs possuem ferramentas acopladas, como martelos e garras.
Os microrobôs têm cerca de 2,5 centímetros de aresta e utilizam também eletromagnetos para se fixarem em superfícies metálicas. Eles são modulares, de forma que um mesmo robô pode receber as diversas ferramentas disponíveis, sendo capazes de efetuar tarefas, como a captura de minúsculas partículas ou peças.