Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2005
O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um conjunto de nove editais para projetos tecnológicos voltados à inclusão social. O total de recursos, provenientes de diversos Fundos Setoriais, é de R$ 36 milhões.
Rodrigo Rollemberg, secretário de C&T para Inclusão Social do MCT, ressaltou a importância de os editais contemplarem a área de extensão e destacou o papel das universidades no processo de inclusão social. Ele disse também que essas ações de extensão tecnológica apoiadas pelo MCT e agências de fomento, CNPq e Finep, não são de caráter assistencialista.
A adaptação das bolsas de pesquisa do CNPq foram destacadas por Erney Camargo, presidente da entidade. "O CNPq adaptou as bolsas de que ele dispõe para atender a todos os segmentos produtivos de modo que elas possam servir à extensão inovadora no sentido da transferência de tecnologia".
Segundo texto do MCT, do total de recursos, R$22 milhões estão destinados para programas de extensão universitária. Confira a seguir as ações a serem apoiadas.
Além de incentivar a inclusão social, os editais anunciados abrem a possibilidade de organizações do terceiro setor (OTS) concorrerem em articulação com instituições de pesquisa. Isso, de acordo com o MCT, irá ampliar a participação de integrantes da Rede de Tecnologia Social (RTS), lançada no dia 14, na multiplicação das experiências bem-sucedidas para a melhoria de processos produtivos.