ABIPTI - Gestão C&T - 14/03/2005
A partir de um convênio firmado com a Finep, o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC) está credenciando uma rede de instituições multiplicadoras de Benchmarking Industrial, em diversos Estados brasileiros.
O programa de capacitação, destinado a preparar instituições para a aplicação da ferramenta do Benchmarking Industrial, tem duração de dois anos e meio, de acordo com Cistiane Iata, consultora responsável pelo programa no IEL/SC. São seis meses de treinamento teórico e prático, e dois anos de aplicação da ferramenta em empresas de diferentes setores.
Até o momento, apenas a fase de treinamento teórico foi concluída. A próxima etapa deve ser finalizada até agosto deste ano. Cristiane Iata ressaltou que as instituições aprovadas ao final deste processo podem encaminhar um projeto de financiamento à Finep, para iniciar a aplicação do Benchamarking.
O valor destinado a cada projeto aprovado será de aproximadamente R$ 200 mil. A meta é atender 800 empresas nacionais, no prazo de dois anos e meio. Das mil empresas cadastradas no banco de dados internacional utilizado,120 são brasileiras e foram atendidas pelo programa de Benchmarking Industrial do IEL/SC, segundo Cristiane.
O Benchmarking Industrial é um instrumento de gestão para empresas de médio e grande porte de diferentes segmentos. A ferramenta avalia o posicionamento competitivo da empresa em relação às líderes mundiais do seu setor, em áreas-chave: Qualidade; Logística; Introdução de Novos Produtos; Liderança e Pessoas; e Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
Para informações mais detalhadas, veja link no quadro Para Navegar.