Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/02/2004
O estado de Pernambuco é o maior em participação na receita bruta dos serviços de informática no Nordeste (40,3%) e o quarto no ranking da receita média bruta por números de empresas no país, segundo o IBGE. Para que esses números cresçam, acaba de ser lançada, no Recife, a Agenda do Desenvolvimento Tecnológico 2004, uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em parceria com o Sebrae e o Porto Digital.
Com a Agenda, Pernambuco será sede de quatro eventos nacionais e cinco internacionais este ano, elaborará workshops que pretendem levar tecnologia a APLS (arranjos produtivos locais), como gesso, uva, caprinos, moda e cultura em uma iniciativa conhecida como "Tecnologia do Recife ao Sertão".
A agenda possui cinco linhas de atuação: conexões internacionais de negócios, destino da inovação tecnológica, tecnologia em toda parte, infra-estrutura cientifica e tecnológica e tecnologia e arranjos produtivos.
Entre as ações da Agenda, estão as inaugurações de dois CentrosTecnológicos: o do Vinho, no São Francisco, e o do Gesso, no Araripe. Com esses CTs, o Governo pretende desenvolver arranjos produtivos estratégicos através de educação profissional, inovação tecnológica e estímulo ao empreendedorismo. O Espaço Ciência será também inaugurado após a finalização do seu plano de expansão que transforma os seus 120 mil metros quadrados na maior área de divulgação científica ao ar livre do Brasil.