Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2003
A Rede Bahia de Tecnologia (Rebatec) fará parte da Rede Brasil de Tecnologia, um programa do MCT e terá como objetivo fomentar a substituição de tecnologias importadas e o desenvolvimento tecnológico nos setores de petróleo e gás natural. De acordo com o secretário de CT&I do Estado, Rafael Lucchesi, 'a Rede Brasil é uma experiência bem sucedida de articulação entre empresas e Universidades, focada no desenvolvimento tecnológico a partir de uma oportunidade de mercado'.
A rede terá grande importância no desenvolvimento de tecnologias para o setor, principalmente pela posição de destaque que a Bahia ocupa na área petrolífera e de gás natural. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, a Bahia possui a segunda maior quantidade de poços de petróleo e gás natural em terra do Brasil. Em 2002, o estado produziu 17 milhões de m3 de gás natural em terra e 16 milhões de barris de petróleo.
Os serviços de manutenção preventiva e corretiva para a exploração e produção de petróleo e gás natural exigem tecnologias específicas, que na maioria dos casos hoje é disponibilizada por empresas estrangeiras.
A meta da rede é fomentar o desenvolvimento dessas tecnologias para substituição das importações. Para Lucchesi, a afirmação da Rede Bahia de Tecnologia vai progressivamente estabelecer consórcios e projetos cooperativos entre Universidades e empresas, verticalizando a cadeia de fornecedores da Petrobras para produtores no Brasil. 'Nós queremos propiciar para o estado da Bahia a possibilidade de inserção de empresas neste esforço de substituição competitiva de importações baseadas na rota tecnológica'.