Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/10/2007
O novo Boeing 787 acaba de fazer seus primeiros vôos e a indústria ainda comemora a utilização das mais avançadas tecnologias nesse que talvez seja o mais moderno avião de passageiros já construído.
Mas o trabalho nos laboratórios não pára e os cientistas acabam de descobrir um novo material que permitirá a fabricação de asas para aviões, entre outros equipamentos, ainda mais resistentes e leves.
Liga resistente à fadiga
A nova liga é feita com uma combinação de várias fibras de alumínio, o que a torna praticamente imune à fadiga. A fadiga é um fenômeno que afeta os materiais submetidos a vários ciclos de carga, como quando um veículo é carregado e descarregado repetidas vezes. A variação na carga, com o passar do tempo, pode levar a fraturas no material.
A nova liga, batizada de CentrAl ("Central Reinforced Aluminium") é formada por uma camada interna de laminado de metal-fibra (FML: fibre metal laminate), ensanduichada entre camadas de alumínio puro de alta densidade. Esse design cria um material robusto e resistente, mas capaz de resistir a repetidos ciclos de carga e descarga.
Além de ser mais forte do que o plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), utilizado nas asas do Boeing 787, a nova liga de alumínio também pode ser reparada rapidamente, no caso de alguma avaria, o que não acontece com o CFRP.