Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/09/2007
Ao se observar o funcionamento de um motor elétrico, suave e silencioso, pode parecer que pouco se pode fazer para otimizar seu desempenho. No entanto, todos os motores elétricos padecem de um fenômeno chamado oscilação de torque, que diminui o seu rendimento.
Oscilação de torque
"A oscilação de torque, uma variação harmônica no torque de saída do motor, contribui para a vibração, ruído e variação na rotação das máquinas," explica o Dr. Daniel Stutts, da Universidade de Missouri, Estados Unidos.
Agora, Stutts e seus colegas acabam de registrar uma patente para um novo sistema que promete acabar com o problema da oscilação de torque em motores síncronos de magnetos permanentes.
O sistema consiste em um sensor e um dispositivo de processamento capaz de monitorar a oscilação no torque e fazer com que o motor compense o efeito. O resultado é um motor com funcionamento ainda mais suave, com menor ruído e com um torque constante.
Sensor piezoelétrico
A utilização de sensores nesta tarefa não é uma idéia nova, mas as técnicas anteriores dependiam de sensores caros ou se baseavam em modelos de cálculo não muito precisos. Os pesquisadores receberam a patente pela utilização de um sensor piezoelétrico de baixo custo, que poderá viabilizar sua utilização em escala industrial.
"O sensor capta a oscilação de torque com uma precisão muito elevada, permitindo que o sinal seja utilizado em um sistema de controle de feedback para minimizar a variação," diz o Dr. Stutts.