Agência USP - 04/07/2007
Pesquisadores da Escola Politécnica da USP desenvolveram uma nova ferramenta capaz de projetar componentes mecânicos para automóveis, aviões e máquinas diversas que apresentam maior resistência. O software, denominado Método de Otimização Topológica, é capaz de projetar componentes mecânicos híbridos, feitos com uma mistura de materiais diferentes.
Cerâmica e metal
FGM (Functionally Graded Materials ou Materiais de Gradação Funcional) são materiais de última geração, compostos pela união entre dois materiais diferentes, que em geral são difíceis de unir ou soldar. É o caso de metal com cerâmica ou metal com polímero.
De acordo com o engenheiro mecânico Fernando Stump, que desenvolveu o método, o software projeta componentes feitos com FGM informando onde, em cada um deles, deve ter cerâmica e onde deve ter metal, para que a resistência da peça inteira seja a maior possível.
Agora passa a ser possível produzir peças em que uma região é metálica e outra cerâmica, porém não existe uma interface, uma parte específica, separando os dois materiais, mas sim uma gradação contínua de material.
Peça mecânicas
O Método de Otimização Topológica permite projeções mais rápidas e com melhores resultados. "Sem essa ferramenta os components FGM tem de ser projetados por tentativa e erro", explica o engenheiro, lembrando que os FGM são muito usados na indústria aeronáutica e espacial, em situações que exigem alta resistência mecânica ou ao calor, a exemplo do revestimento externo dos ônibus espaciais.
Essa inovação beneficia indústrias de diversos setores, uma vez que projetar peças mecânicas com alta resistência e baixo peso tornou-se um objetivo comum para a maioria delas. "O software pode ser utilizado em escritórios de projetos mecânicos para auxiliar o engenheiro projetista a criar peças que serão fabricadas com FGM", garante Stump.