NewScientist - 27/02/2007
Muitos carros modernos podem reduzir o consumo de combustível em até 2,6% simplesmente baixando um novo software para o computador do motor, afirma um cientista alemão.
John Kessels, da Universidade de Eindhoven, desenvolveu um programa para aumentar o desempenho do motor dos carros em colaboração com a empresa norte-americana Ford. O software de Kessel desliga dinamicamente o alternador, responsável por carregar a bateria do carro. O programa desativa o alternador quando se torna particularmente ineficiente que o motor o faça girar, desta forma aumentando a eficiência geral do motor.
"Simplesmente acrescentando um fragmento de código e um cabo simples, os carros podem economizar 2,6% de consumo de combustível," diz Kessel. O mesmo enfoque já está sendo utilizado para melhorar a eficiência de muitos veículos híbridos.
O programa não é proprietário da Ford e pode ser utilizado em qualquer veículo com um motor eletrônico, o que inclui a grande maioria dos carros zero quilômetro vendidos hoje, diz Kessel. Entretanto, o software não está totalmente pronto para ser comercializado. "Nós ainda não sabemos o quanto ele irá degradar a bateria," acrescenta o engenheiro.
Tunando o motor
Uma economia de combustível mais significativa, entre 5 e 6%, pode ser alcançada se o próprio motor do carro for rapidamente ligado e desligado, mas isso significa ajustes muito maiores no motor, incluindo o acréscimo de um motor de partida de alta potência para garantir que o carro pegue rápido o suficiente depois de cada desligamento do motor.
A economia de combustível é uma das maiores preocupações dos fabricantes de automóveis, à medida em que os governos se esforçam para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global.
Kessle afirma que uma melhoria de apenas uns poucos pontos percentuais poderá ser bem-vinda por fabricantes de carros. "No que se refere à emissão de CO2, está se tornando cada vez mais importante prestar atenção nos pequenos melhoramentos," diz ele.