Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2006
Pesquisadores argentinos finalizaram mais uma etapa de uma nova técnica de imageamento que deverá revolucionar as inspeções não destrutivas de objetos e peças metálicas na indústria.
Baseada na tecnologia de raios-X de alta energia conhecida como "plasma focus", a técnica consegue fazer imagens de equipamentos em movimento e até mesmo de equipamentos específicos que estejam por detrás de paredes metálicas. Para demonstrar o funcionamento do seu "equipamento não convencional", a equipe do Dr. Cesar Moreno apresentou imagens de alta resolução de uma turbina de avião feitas com o equipamento em pleno funcionamento.
O equipamento é catalogado como "não convencional" por não necessitar de nenhum aparato nuclear. Ou seja, são geradas imagens de raios-X sem a necessidade de uma fonte radioativa. Nem mesmo calor é gerado na peça que está sendo analisada. O protótipo consegue fazer imagens de peças de até 25 milímetros de espessura.
O equipamento ainda não está pronto para comercialização, mas a demonstração inequívoca agora feita pela equipe de Moreno deverá dar um novo impulso à pesquisa e sua chegada ao mercado nos próximos anos.