Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2004
Uma casa da era espacial. A imagem que esta frase gera na mente de nove entre dez pessoas tem muito a ver com os prédios futuristas do desenho animado Os Jetsons, que alimentou o sonho de muitas crianças que cresceram sob o alvoroço do início da exploração espacial.
Algumas dessas crianças, agora já bem grandinhas, engenheiros formados e trabalhando na Agência Espacial Européia, resolveram utilizar seus sonhos infantis para resolver um problema que não tem nada de brincadeira: construir casas de forma rápida e barata e que garantam segurança aos moradores de áreas sujeitas a terremotos e outras catástrofes naturais.
O projeto deu tão certo que a Alemanha está estudando a possibilidade de que a sua nova estação de pesquisas científicas na Antártica tenha seu projeto baseado nas casas da era espacial. Além da resistência, está pesando na escolha o fato de que o desenho das casas futuristas torna-as muito menos vulneráveis às condições extremamente variáveis do gelo polar.
Quem é capaz de agradar até uma seguradora, não se apertaria com mais esse desafio. A Casa Espacial é autônoma em relação a serviços públicos.
Ela utiliza energia solar, bem como sistemas avançados de reciclagem e limpeza da água. Ainda está na prancheta, mas os cientistas agora querem incorporar também um sistema de eliminação de elementos patogênicos do ar do interior da residência.