Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2004
A Inglaterra lançou um concurso internacional para o projeto de uma nova estação científica que deverá ser instalada na Antártica. Há um grande risco de que a atual estação inglesa, a Halley Research Station, possa afundar no gelo na próxima década.
A nova estação deverá ser instalada em uma camada de gelo de 150 metros de espessura. O complexo deverá ser auto-suficiente, capaz de garantir a segurança de cientistas e equipamentos em temperaturas ao redor dos -30º C e ter o mínimo impacto ambiental possível.
Os enormes desafios logísticos envolvidos na construção de uma estação autônoma, que só pode ser alcançada por navio e durante poucos meses no ano, incentivou a abertura do concurso. Os ganhadores certamente deverão ter muita criatividade e capacidade de inovação para juntar design, engenharia e tecnologia para a construção da estação que deverá pesquisar o clima da região nas próximas décadas.
"Este é um projeto ambicioso. Nossa nova estação deverá não apenas lidar com o ambiente extremo da Antártica, mas deverá também ser funcionalmente eficiente e um lugar esteticamente estimulante para se viver e trabalhar," explica o professor Chris Rapley, coordenador do concurso. "Este projeto será uma fusão de ciência, arquitetura, tecnologia e engenharia que cabe perfeitamente em uma competição internacional de design."
As inscrições vão até o dia 3 de Agosto e deverão ser feitos no site do evento. Não foram divulgadas as datas para entrega dos projetos. O resultado final deverá ser anunciado em Setembro de 2005.