Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2004
Pesquisadores do Instituto de Materiais da Universidade de Michigan (Estados Unidos) desenvolveram um novo disco de freio para automóveis que poderá melhorar significativamente a segurança dos veículos.
O novo disco de freio é feito a partir de uma liga de alumínio, retendo as vantagens do alumínio ao mesmo tempo em que supera suas desvantagens. O novo projeto reduz o peso do disco em 50 por cento, resiste melhor à corrosão, dissipa o calor mais rapidamente, tem maior resistência ao desgaste, maior resistência e ductilidade do que os discos convencionais de aço.
"A indústria automobilística está sempre procurando formas de reduzir o pesos nos carros de passageiros," afirma Xiaodi Huang, responsável pela construção do novo disco. Um carro equipado com o novo disco de freio poderá ter de 9 a 12 quilos a menos.
Embora o alumínio seja a estrela do novo disco, ele continua sendo recoberto por duas chapas de aço, que entram em contato com as pastilhas de freio. Mas, mesmo quando a chapa de aço se desgastar, o disco pode ser reusinado e reutilizado várias vezes.
O segredo da inovação está justamente em um novo processo barato para a junção do aço ao alumínio. O processo está sendo patenteado pela Universidade e deverá ser licenciada para fabricantes de autopeças. O custo de produção do novo disco é o mesmo dos discos comuns atuais.