Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2003
Os motores diesel decolaram, literalmente. Até hoje não havia sido registrado um caso de sucesso comercial na transposição de um motor automobilístico para a aviação. Os motores a gasolina adaptados limitam-se hoje à classe dos ultraleves e a pequenos protótipos. Mas a empresa alemã Thielert Aircraft Engines não fez por menos: está lançando um motor diesel para aviação.
Além de ser o primeiro motor diesel aeronáutico de série, seu conceito veio da indústria automobilística. Obviamente que a maioria das peças teve que ser reconstruída com materiais mais leves. Mas o projeto básico é automobilístico.
É quase unânime entre os engenheiros da indústria automobilística que a solução mais promissora para motores que poluam menos está, a curto prazo, nos motores a diesel. Mas até agora eram pequenas as apostas em que se conseguisse levar os duráveis e pesadões motores diesel para a aviação.
A empresa afirma que o principal atrativo do novo motor, além da durabilidade natural dos motores a diesel, é o custo de manutenção, 70% menor do que os motores equivalentes a gasolina. Ele é mais barato de operar, é mais durável e mais seguro dos que os motores a gasolina, além de dar maior autonomia às aeronaves.
Batizado de Centurion 1.7, o motor diesel para aviação já foi submetido a 10.000 horas de testes, das quais 1.500 horas em vôo. O motor turbocomprimido de quatro cilindros, quatro válvulas em linha e injeção direta do tipo "common-rail" alcança 135 Hp de potência. A seco ele pesa 117,5 quilos, alcançando 134 quilos em ordem de marcha.