Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2003
A Mitsubishi Heavy Industries (Japão) anunciou que iniciará a construção de dois navios equipados com um novo sistema de propulsão híbrida chamada Azipod. O sistema consiste na construção das hélices de propulsão e do sistema de direção em um único suporte, totalmente móvel. Este é um conceito inovador na construção naval, sendo a primeira vez que navios comerciais de alta tonelagem recebem o equipamento.
Tecnicamente chamado CRP ("contra-rotating pod"), o equipamento consiste em uma única unidade instalada em modo de contra-rotação, reduzindo a resistência ao arrasto e aumentando a eficiência em relação aos mecanismos manobráveis tradicionais, em razão da incorporação do efeito de contra-rotação.
Os navios de 17.000 toneladas, 224,5 metros de comprimento e 26 de largura poderão atingir velocidade de até 31,5 nós.
Além da economia de combustível, incorporando motores híbridos diesel- elétricos, o sistema de direcionamento Azipod dará ao navio uma extraordinária capacidade de manobra, graças à geração de empuxo em todas as direções, permitindo que o navio se movimente rapidamente.
O sistema Azipod é instalado fora do casco do navio, podendo ser livremente movimentado em 360º, com um ganho adicional em termos de conforto para os passageiros, uma vez que há melhor isolamento acústico.