Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2002
Se parece pouco, saiba que um quilômetro por hora a mais pode significar não apenas uma medalha de ouro nas Olimpíadas para uma vantagem quase imbatível nas famosas "voltas", como são chamados os grandes prêmios do ciclismo.
Não poderia vir de outro lugar esta inovação. Afinal, a Itália sempre teve tradição no ciclismo, principalmente nas competições. E a tradição talvez explique o fato de que a invenção tenha surgido no quintal de um mecânico aposentado, apaixonado pelas "magrelas". Após efetuar os primeiros testes, Antonio Batistuta enviou seu protótipo para um grupo de engenheiros bio-mecânicos da Universidade de Udine (Itália). O trabalho resultante acaba de ser publicado no Journal of Biomechanics.
Os primeiros testes mostraram que a invenção realmente funciona, sendo cerca de 2% mais eficiente do que o desenho tradicional do eixo dos pedais.
Ao invés de girar sobre um ponto fixo, o novo pedal gira a partir de um excêntrico colocado no fim do braço do seu eixo. Isto faz com que a posição do pedal em relação ao ponto central varie continuamente, aumentando e diminuindo o comprimento do braço do eixo.
Aumentar o braço do eixo aumenta a carga disponível enquanto que sua diminuição reduz também a quantidade de energia necessária para fazer com que o pedal volte à sua posição original.
Journal of Biomechanics
Volume 35 Nº 10 (Outubro 2002) Pg 1387-1398