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Mecânica

Carros populares de alumínio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/07/2002


Paul Krajewski, cientista do laboratório de pesquisas da General Motors desenvolveu um novo método de dobra para peças de alumínio, que facilita o trabalho na linha de montagem, tornando o alumínio uma opção viável como substituto para o aço. O método consiste em um rápido aquecimento ("flash") da peça, permitindo que ela assuma contornos suaves e detalhados, como os que se conseguem com o aço, sem a imposição de stress ou fraturas no material.

Krajewski é um pesquisador há anos envolvido com a área de ligas e métodos de fabricação de materiais à base de alumínio. Ele é o principal membro da equipe do laboratório da GM incubido de encontrar formas de manipulação de alumínio de forma eficiente e a custos competitivos. Ele foi recentemente agraciado com o TR100, um prêmio anual do MIT ("Massachusetts Institute of Technology") para pesquisadores da indústria.

As ligas de alumínio são a grande promessa para a redução do peso dos automóveis, o que resultará em menor consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes. Sendo 40% mais leve do que o aço, para a mesma resistência, o alumínio têm imposto significativos desafios para os pesquisadores. Sua inserção na linha de montagem poderá representar grandes ganhos para a indústria e para o consumidor.

Devido às dificuldades de produção, o alumínio tem ficado restrito a automóveis de luxo ou esportivos, modelos mais caros das montadoras. Com a nova técnica, o material poderá ser utilizado em toda a linha da GM, uma vez que será possível a moldagem de chapas com as mesmas curvaturas hoje feitas com o aço.

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