Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2006
A sociedade está sendo colocada em risco com a disseminação de materiais e equipamentos frutos da nanotecnologia devido a uma falta de entendimento claro de seus riscos. Esta é a conclusão de uma equipe de 14 importantes cientistas internacionais, apresentada em um artigo publicado na revista Nature.
O artigo, intitulado Manuseio Seguro da Nanotecnologia, identifica cinco grandes desafios que deverão ser vencidos para que a nanotecnologia possa alcançar todo o seu potencial.
"O espectro de danos possíveis - sejam reais ou imaginários - ameaçam frear o desenvolvimento da nanotecnologia, a menos que informações sólidas, independentes e confiáveis sejam desenvolvidas sobre quais são os riscos e como evitá-los," diz Andrew Maynard, um dos autores do artigo.
"Os medos sobre os possíveis perigos de algumas nanotecnologias podem ser exagerados, mas eles não são necessariamente infundados," diz o artigo. "Estudos recentes examinando a toxicidade de nanomateriais sintéticos em culturas celulares e em animais mostraram que o tamanho, a área superficial, a química superficial, a solubilidade e possivelmente o formato, todos desempenham um papel no potencial dos nanomateriais em causarem danos."
Segundo os pesquisadores, são cinco os grandes desafios que deverão ser vencidos para que a nanotecnologia possa ser totalmente desenvolvida sem apresentar riscos para a população. Esses desafios envolvem o desenvolvimento de: