Thiago Romero - Agência FAPESP - 06/11/2006
A dimensão do mercado mundial de produtos nanoestruturados deverá superar, segundo estimativa do setor, US$ 2 trilhões em 2012. Há alguns anos, os mesmos especialistas apostavam que o mercado chegaria a US$ 1 trilhão em 2020. Devido aos investimentos colossais realizados em produtos e processos nanotecnológicos em todo o mundo, não só as perspectivas de tempo diminuíram, como o volume de recursos previstos dobrou.
Na tentativa de quantificar o mercado nacional e promover a transferência de conhecimentos entre universidades e empresas, 3 mil metros quadrados foram reservados no ITM Expo, em São Paulo, de 6 a 8 de novembro, para a realização da Nanotec Expo 2006. O tema central do evento, que será composto de feira de produtos e pesquisas e congresso para a discussão de assuntos pertinentes à área, será "A nanotecnologia como fator estratégico de inovação e de competitividade".
"Serão divulgados mais de cem projetos de pesquisa em diversas áreas, desenvolvidos por universidades e centros de pesquisa de todo o país, a cerca de 4 mil empresários. Essa interação entre os setores acadêmico e privado faz com que a Nanotec Expo seja considerada a maior vitrine de produtos e processos nanotecnológicos da América Latina", disse Ronaldo de Castro Marchese, diretor da RJR Eventos e idealizador da Nanotec Expo, à Agência FAPESP.
Segundo Marchese, na primeira edição do evento realizada em 2005, os participantes se preocuparam em definir os conceitos de nanotecnologia e em discutir o que se poderia esperar dos efeitos provocados pela revolução do mundo pequeno. "Nessa edição, queremos mostrar que a nanotecnologia já faz parte do cotidiano das empresas globais, ainda que o setor privado brasileiro não tenha incorporado essa tendência como uma estratégia de negócio", disse Marchese.
Junto com a Nanotec Expo 2006 ocorrerá o 2º Congresso Internacional de Nanotecnologia, espaço de debate e reflexão entre especialistas nacionais e estrangeiros. "Nanotecnologia como fator de dinamização estratégica das empresas", "Como atrair o investimento privado para pesquisas em nanotecnologia", "Patentes e proteção do conhecimento" e "A nanotecnologia e sua crescente influência no mercado global" serão alguns dos assuntos em discussão.
Um dos destaques do congresso será o Seminário Internacional sobre Nanometrologia, que reunirá representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
"Como a escala nano trabalha com materiais invisíveis a olho nu, o setor da metrologia terá um grande desafio pela frente. As empresas terão de provar que determinado produto possui 5% de nanopartículas de cerâmica, por exemplo. Para isso, teremos que criar instrumentos capazes de identificar esses materiais e ainda discutir a formulação de normas técnicas que regulamentem o setor", disse Marchese.
Na Nanotec Show Room, que também ocorrerá simultaneamente à feira, serão apresentados produtos com matérias-primas nanoestruturadas e já disponíveis no mercado, pertencentes tanto a companhias que apenas incorporaram produtos nanotecnológicos a suas estratégias de negócio, como também a empresas que surgiram exclusivamente a partir do advento da nanotecnologia.