Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/08/2007
O aerogel, a substância sólida mais leve do mundo, ficou famoso quando foi utilizado para capturar poeira de cometa, a bordo da sonda espacial StarDust. Mas ele tem outros usos, que deverão se ampliar à medida em que os cientistas conseguem construir novas gerações de aerogel.
Remoção de metais pesados
É isto o que estão fazendo os pesquisadores Peter Chupas e Mercouri Kanatzidis, do Laboratório Argonne. Eles descobriram que o aerogel que eles construíram é capaz de limpar água contaminada e até de purificar o hidrogênio para uso em células a combustível.
Ao mergulhar um grama do seu aerogel em uma solução de água contaminada com o metal pesado mercúrio, os cientistas descobriram que ele foi capaz de remover 99,9% por mercúrio. Agora eles querem testar o material em outros tipos de águas contaminadas, para demonstrar sua eficiência na remoção de outros metais e compostos químicos.
Purificação de hidrogênio
Os pesquisadores estão particularmente entusiasmados com a capacidade do aerogel em purificar o gás hidrogênio para utilização em células a combustível. O hidrogênio produzido industrialmente hoje contém muitas impurezas, sendo inadequado para utilização direta nas células a combustível (para outra solução para esse problema, veja Membranas de ligas metálicas geram hidrogênio puro).
"Quando as pessoas falam sobre a economia do hidrogênio, uma das grandes questões que se colocam é 'Você pode fazer hidrogênio puro o suficiente para que ele não contamine o catalisador'?", explica Chupas.
Os aerogels, fabricados a partir de calcogenetos - moléculas baseadas nos elementos encontrados diretamente abaixo do oxigênio na Tabela Periódica - deverão ser capazes de separar as impurezas do hidrogênio da mesma forma que eles conseguem separar o mercúrio da água - agindo com uma espécie de peneira.
A estrutura física e química única dos aerogels permite que os cientistas ajustem sua composição e a dimensão dos seus poros para que eles filtrem as impurezas e deixem passar as moléculas de hidrogênio.