Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2007
Microcápsulas plásticas estão sendo desenvolvidas por inúmeros grupos de pesquisas ao redor do mundo. O maior interesse nessas pequenas esferas ocas e transparentes vem do fato de que elas podem ser utilizadas para transportar medicamentos até pontos específicos do corpo humano, aumentando a eficácia do tratamento e diminuindo as doses de medicamentos necessárias.
Tatuagem removível
Mas, se elas podem carregar medicamentos, podem também ser carregadas com qualquer outro tipo de líquido. Tintas, por exemplo. Essa foi a idéia da pesquisadora Edith Mathiowitz, da Universidade Brown, Estados Unidos. Mais especificamente, tintas para tatuagem.
A conceito por trás do funcionamento das microcápsulas é que elas carreguem os medicamentos até chegarem ao local do corpo a ser tratado. Nesse momento, uma técnica de ativação faz que com que elas se rompam e liberem o medicamento exatamente no ponto onde ele é necessário.
Para utilizar a técnica nas tatuagens, o processo é o mesmo. Com a diferença de que as cápsulas serão rompidas apenas quando o usuário mudar de idéia e resolver retirar a tatuagem. O resultado é uma tatuagem durável mas não-permanente, removível.
Remoção de tatuagem com laser
Para remover a tatuagem, basta aplicar um raio laser sobre a pele onde está aplicada a tinta. O laser quebra as microbolhas de plástico transparente, permitindo que o organismo absorva a tinta em pouco tempo, fazendo desaparecer a tatuagem.
"O encapsulamento é uma ferramenta maravilhosa que pode ser utilizada para beneficiar a saúde humana," diz Mathiowitz. "Nós estamos apenas começando a ver as possibilidades." A nova tecnologia de tinta de tatuagem removível atraiu imediatamente o interesse da indústria e foi licenciada pela empresa Freedom 2.