Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2007
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, conseguiram fabricar um aerogel de baixíssima densidade com nanotubos de carbono. O novo aerogel é capaz de suportar cargas 8.000 vezes maiores do que o seu próprio peso.
Baixa densidade
O aerogel é o material mais leve que existe. Para conhecê-lo melhor, veja Substância sólida mais leve do mundo, Aerogel 100 vezes mais forte e Aerogel encontra novo uso na biologia.
Esse novo material, semi-transparente e de baixa densidade, é fabricado substituindo-se o componente líquido de um gel por um gás. Normalmente o aerogel é fabricado a partir de dióxido de silício ou outros polímeros orgânicos.
Robótica
Fabricar um aerogel de nanotubos de carbono mostrou-se um esforço extremamente válido, porque a nova substância herdou propriedades dos nanotubos que não são encontradas nos polímeros.
Além da possibilidade de novos usos como sensores biológicos e químicos e como detectores de radiação, o aerogel de nanotubos de carbono apresenta a condutividade elétrica natural do material de que é formado.
Assim, além de apresentar excelentes propriedades de isolamento térmico, leveza e resistência, o aerogel de nanotubos poderá abrir novas fronteiras na construção de dispositivos eletromecânicos, principalmente na área de robótica.