Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2006
Há poucos dias atrás, cientistas ingleses apresentaram um novo material mutante, capaz de passar de um formato a outro sem perder sua integridade estrutural. Agora, cientistas norte-americanos do MIT lançaram-se no páreo e afirmam ter conseguido sintetizar um novo polímero que é capaz de alternar entre três formatos com a aplicação de calor.
Batizado de material de triplo formato, o novo plástico pode assumir três formatos diferentes, dependendo da quantidade de calor a que é submetido. "Materiais de triplo formato podem assumir o formato A, mudar para o formato B e então para o formato C," comenta o engenheiro Robert Langer.
Enquanto os cientistas ingleses destacaram a possibilidade de uso de seu material mutante principalmente na indústria eletrônica, a equipe do MIT está se dedicando a pesquisas com aplicações nas áreas médica e industrial.
Quando é necessário desobstruir uma artéria, hoje os médicos inserem nela um pequeno cilindro oco feito com uma malha metálica - um dispositivo chamado "stent". Com o novo material, um "stent inteligente" poderá assumir um formato oval para facilitar sua inserção no interior artéria; uma vez no local do tratamento, ele poderá alterar seu formato para circular, para aumentar o efeito de sua atuação; e, finalmente, poderá passar para um formato cilíndrico mais compacto, para poder ser retirado.
Antes de poder chegar às mesas de operações, entretanto, os pesquisadores precisão aprimorar seu material, já que a segunda alteração de formato (de B para C) se dá ao redor de 60º C, o que não é aceitável quando se trata do corpo humano.
Mas esse não é um problema na indústria, onde o novo plástico poderá ser utilizado para selar recipientes ou mesmo para assumir formatos definitivos no interior de outros equipamentos.
"É como um novo princípio em materiais, e ele irá gerar novas oportunidades. Eu imagino que se você possui coisas que você deseja instalar, e depois remover, a capacidade para mudar de formato poderá ser útil," diz Langer.