Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/06/2006
Um grupo de cientistas alemães e norte-americanos, trabalhando conjuntamente, conseguiu sintetizar uma nova forma do elemento Ferro. Caracterizado como Ferro VI, o novo íon tem apenas dois elétrons de valência, o que o torna altamente reativo, já que sua tendência natural é que ele capture seis elétrons adicionais para retornar aos oito elétrons de valência do elemento Fe estável.
Além de ser importante para a indústria - o elemento é o componente básico do aço - o ferro é essencial também para a vida. O sangue humano é vermelho devido à presença do íon Ferro II na hemoglobina. Seus vários íons são básicos para a manutenção de praticamente todas as formas de vida.
"Nós sintetizamos algo totalmente novo, que ninguém sequer havia imaginado que pudesse existir, e algo que acrescenta muito ao nosso entendimento da química fundamental do ferro," explica o cientista John F. Berry.
O nome Ferro VI descreve um estado de oxidação - o número seis indica a quantidade de elétrons que um íon deve perder ou ganhar para adquirir sua estabilidade química. A descoberta desse novo íon abre caminho para a descoberta de compostos totalmente novos para uso na indústria e na biomedicina.
O que gera mais interesse no novo Ferro VI é que ele inclui o elemento nitrogênio, enquanto que os ferratos, a única classe que já era conhecida de Ferro VI, carrega oxigênio. "Nós esperamos que esse composto tenha vantagens práticas sobre os outros compostos de ferro, baseando nossa expectativa na sua estrutura," diz Berry.
"Enquanto os íons de ferratos facilmente transferem um átomo de oxigênio para substratos orgânicos, nós podemos esperar que nosso complexo possa transferir um átomo de nitrogênio. Esse tipo de reatividade está se tornando mais importante na síntese orgânica, já que ele permite uma nova série de reações químicas sintéticas para moléculas orgânicas contendo nitrogênio, que são muito importantes e de larga utilização," completa o cientista.