Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2006
Materiais microporosos ocupam um lugar cada vez mais importante em vários usos industriais, como suporte para catalisadores, elementos filtrantes ou absorventes. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para a produção sintética de materiais com micro e nanoporos.
Embora as argilas naturais há muito tempo têm sido vistas como promissoras para essas aplicações, seu uso mais disseminado vinha sendo restrito pela dificuldade de se obter um produto uniforme e que pudesse ser fabricado em larga escala.
Agora engenheiros uruguaios descobriram uma técnica capaz de criar um produto nanoporoso a partir de argilas naturais por meio de técnicas simples de tratamento. A argila natural é seca, moída e peneirada. A seguir, ela é submetida a um processo chamado pilarização.
No estudo, os engenheiros utilizaram uma argila chamada montmorilonita, pertencente a um grupo conhecido como argila pilarizada intercamada. O rendimento do processo em termos de homogeneidade do material resultante atinge 90%.
O volume específico dos nanoporos atinge 70%, com dimensões entre 0,7 e 0,8 nanômetros. Isso representa uma área superficial de 350 m2/grama.