Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2005
Pesquisadores da Universidade de Indiana, Estados Unidos, anunciaram estar finalizando os testes de campo em uma nova máquina portátil de hemodiálise. O equipamento já passou por todos os testes preliminares e a avaliação na residência de pacientes é o último passo para que ela possa chegar ao mercado.
Batizada de NxStage System One, a máquina pesa apenas 30 quilos, permitindo que os usuários as utilizem tanto em casa como em viagens. Novos materiais permitiram a construção de filtros menores, muito mais compactos do que os que equipam os equipamentos hospitalares atuais, mas com uma eficiência até superior.
O Dr. Michael A. Kraus, afirmou que os pacientes tratados em casa apresentam pressão sanguínea mais estável e todos eles reduziram ou eliminaram completamente os medicamentos para pressão. As taxas de anemia declinaram e o apetite aumentou.
Mas o maior impacto da máquina portátil de hemodiálise deve ser mesmo a qualidade de vida, eliminando a necessidade do deslocamento contínuo ao hospital.
Fazendo o tratamento em casa, a maioria dos pacientes poderá trazer a normalidade de volta às suas vidas e até mesmo voltar a trabalhar ou estudar. A sessão completa de hemodiálise, com a nova máquina, leva cerca de 2 horas e meia.
Para detalhes adicionais, visite a página da empresa NxStage, que os cientistas fundaram para fabricar a nova máquina (ver endereço no quadro Para Navegar).