Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2004
Elastômeros líquido-cristalinos
Em uma conferência de Física realizada na Inglaterra, o professor Mark Warner, da Universidade de Cambridge, anunciou a descoberta de um novo fenômeno físico em materiais, batizado de elastômeros de cristal líquido.
O novo material combina as propriedades de um elástico com as características dos cristais líquidos, utilizados em telas de computadores, celulares e relógios - essencialmente um polímero que é um cristal líquido.
A estrutura molecular de um cristal líquido elastômero é similar ao de uma borracha convencional, na medida em que ele consiste de longas cadeias de moléculas que podem deslizar facilmente umas sobre as outras, permitindo que o material se distenda sem muito esforço.
Conectados a essas cadeias, como os galhos de uma árvore, estão pequenas moléculas em formato de bastão normalmente encontradas nos cristais líquidos.
Borracha óptica
Estas pequenas moléculas permitem que o material interaja com a luz alinhando as longas cadeias, o que resulta em propriedades mecânicas inesperadas, tais como a capacidade de mudar de cor quando esticada ou - em algumas versões do material - a drástica alteração no seu formato quando aquecidos ou quando são submetidos a uma fonte de luz.
Esse novo material tem uma grande variedade de usos potenciais. Por exemplo, ele pode ser a base para um laser que exige apenas uma pequena quantidade de energia para operar e pode alterar seu comprimento de onda (sua cor) quando esticado.
Alternativamente, o entrelaçamento de sua estrutura interna poderá funcionar como um novo sistema para a detecção da diferença entre as formas destras e canhotas de fármacos e novos candidatos a medicamentos.