Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2004
A empresa japonesa Asahi Glass anunciou o desenvolvimento da primeira tecnologia prática, com viabilidade econômica, para reciclar resinas fluoretadas. Estas resinas incombustíveis são utilizadas no revestimento térmico de fios e cabos, assim como na fabricação de componentes eletrônicos e semicondutores.
Devido à dificuldade em se lidar com os gases tóxicos gerados pela decomposição termal dessas resinas à base de flúor, elas eram até agora consideradas como não recicláveis e tratadas como lixo a ser descartado, com todas as implicações ambientais desse descarte.
As pesquisas para a reciclagem do material fluoretado começaram em 2.001, em conjunto com a empresa Nittetsu Chemical Engineering, que irá consumir o material que resulta da reciclagem. Ao término do processo de reciclagem, a resina fluoretada é quebrada em fluoreto de cálcio, que pode então ser reutilizado para fabricação da resina que o originou.
A empresa estima que apenas o mercado japonês consuma 20.000 toneladas de resina fluoretada anualmente. A primeira fábrica que irá utilizar a nova tecnologia será instalada na cidade de Ichihara, província de Chiba.