Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2007
Pesquisadores europeus e coreanos, trabalhando conjuntamente, desenvolveram uma nova tecnologia de comunicações que poderá dar uma grande sobrevida aos cabos de fibras ópticas utilizados pelas operadores de TV a cabo.
Internet e Ethernet
O projeto Fibra Virtual conseguiu fornecer acesso de banda larga à Internet, em velocidades de 100 Megabits por segundo, sem a necessidade de utilização de um modem ou roteador na casa do cliente.
O teste-piloto foi feito na Alemanha, na cidade de Boxmeer e demonstrou a viabilidade do chamado Ethernet-to-the-home (EttH). Ethernet é o protocolo de troca de dados utilizado em todas as redes locais de computadores.
Largura de banda
Nos acessos de banda larga a placa de rede Ethernet, situada no computador do usuário, é conectada a um modem ou roteador que, por sua vez, é conectado à linha telefônica ou ao cabo. No Ethernet-to-the-home dispensa-se o uso do modem, sendo o computador ligado diretamente ao ponto de acesso do cabo.
As redes locais atuais já rodam a 100 Megabits, com algumas mais avançadas já chegando a 1 Gigabit. O aumento crescente da largura de banda exigida pelos aplicativos é uma constante no mundo da Internet. Essa exigência deverá aumentar muito com a chegada da TV digital. Um único filme com qualidade digital representa um tráfego de 5 MegaBytes por segundo - o que equivale a 40 Megabits.