Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2006
Comunicação secreta
Engenheiros de software da Universidade de Princeton, Estados Unidos, inventaram um método de comunicação secreta que não apenas mascara a informação contida em uma mensagem, mas esconde a existência da própria mensagem.
As tecnologias atuais de criptografia se baseiam em programas de computador que embaralham a informação; mas olhos atentos podem detectar a existência da mensagem que contém a informação e tentar quebrar a chave utilizada para cifrá-las.
Mensagem na estática
O que Evgenii Narimanov e Bernard Wu fizeram foi elevar a segurança a um novo nível, escondendo a mensagem na "estática" existente nos cabos de fibras ópticas.
Estática refere-se a um ruído muito comum em telecomunicações por rádiofreqüência. Em comunicações ópticas, a estática acontece na forma de diminutos pulsos aleatórios de luz.
"Poder-se-á usar essa camuflagem não em vez de, mas juntamente com a criptografia," diz Narimanov. Isso dará o maior nível de segurança possível.
Camuflagem de informações
O novo sistema de camuflagem de informações, baseada na técnica CDMA, pode ser diretamente aplicada nas redes de fibras ópticas existentes.
A mensagem a ser enviada é transformada em uma longa série de pequenos sinais que são imperceptíveis contra o sempre presente "ruído" de fundo.
Os pesquisadores estão fazendo testes de campo, mas não anunciaram quando a nova técnica poderá ser usada na prática.