Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2006
Os programas de computador de código aberto já têm seu lugar na história. Mas outros visionários estão tentando levar o conceito também aos equipamentos. Nesta semana eles colocaram à venda um lote limitado de um novo "mídia center", um equipamento que pretende gravar e reproduzir qualquer tipo de arquivo.
Você bem sabe que em todo equipamento - principalmente os já agora famosos "set- top boxes" - há um microprocessador que roda programas que fazem o equipamento funcionar. Esses programas ficam no interior do equipamento, utilizando principalmente memórias de estado sólido.
A proposta do grupo Neuros é dar os usuários e à comunidade de programadores todas as informações para que cada um possa desenvolver seu próprio programa e utilizar o equipamento da forma que lhe convier. É como se você tivesse acesso, por exemplo, aos códigos que fazem funcionar o seu roteador ou o seu tocador de DVD.
A base do trabalho é, claro, o sistema operacional Linux. A empresa está oferecendo prêmios em dinheiro para programadores que façam aplicativos que permitam ao equipamento, entre outras possibilidades, baixar filmes do YouTube, funcionar como gravador e tocador de filmes e acessar a TV.
Maiores informações podem ser obtidas no blog Neuros (veja link abaixo, no quadro Para navegar).