Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2006
Cientistas da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, lançaram um alerta sobre um novo tipo de ameaça à segurança dos computadores: os chamados periféricos - teclados, mouses, web-cams e até microfones - que podem ser invadidos para roubar dados e senhas dos computadores aos quais estão conectados.
Segundo Gaurav Shah, um dos autores da pesquisa, esses equipamentos conseguem transmitir dados através de uma conexão de rede sem o conhecimento do usuário. Shah batizou os vírus invasores de periféricos de "JitterBugs", algo como vírus do nervosismo. Segundo ele, pela tensão que esses vírus causam nas pessoas e pelo modo agitado como eles transmitem seus dados - em pequenos pacotes, que atrasam o resultado de uma tecla pressionada, mas de forma praticamente imperceptível.
Mas o nervosismo não precisa ser assim tão grande. Para invadir um teclado, ou qualquer outro periférico, uma pessoa mal-intencionada deve ter acesso físico ao equipamento. E o protótipo apresentado pelos pesquisadores (foto) precisaria ser bastante melhorado para que passasse despercebido.
Os JitterBugs funcionam como outros vírus capturadores de teclas, gravando o que é digitado. Mas com a vantagem de conseguirem transmitir seus dados através de uma conexão de rede, sem que o usuário perceba.
Devido à pequena quantidade de memória presente nos equipamentos periféricos, um vírus desse tipo não conseguirá gravar tudo o que é digitado. "[Mas] alguém poderá pré-programar o vírus com o nome da vítima como um gatilho, na expectativa de que as teclas a seguir possam incluir a senhas do usuário," diz Shah.