Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2005
Fãs de eventos esportivos já podem interagir com seus programas favoritos em tempo real, por meio de TVs digitais ou telefones celulares de terceira geração, graças a uma nova infraestrutura desenvolvida por engenheiros europeus, que oferece uma enorme gama de serviços relacionados à transmissão de esportes.
O projeto MELISA ("Multi-platform e-Publishing for Leisure and Interactive Sports Advertising") oferece melhorias visuais, incorporação de anúncios interativos, múltiplas telas e até transações seguras para a realização de operações de comércio eletrônico.
Quando assistindo canais que utilizarem o Melisa, os telespectadores poderão acompanhar cada detalhe do evento. Por exemplo, em uma corrida de carros, o usuário poderá clicar em seu controle remoto e ver instantaneamente o painel de classificação ou a posição relativa de cada corredor na pista, tudo em tempo real.
A visualização das posições mostra os números e cores de cada carro. Clicando no número, o usuário pode acessar informações estatísticas do competidor. Clicando no logo do patrocinador, ele pode navegar diretamente para o site da empresa e até adquirir produtos online.
"Essa forma de anúncio interativo incorporado aumenta a eficácia da propaganda, diminuindo o hiato entre o anúncio e o consumo," diz Emmanuel Papaioannou, coordenador do projeto.
A infraestrutura desenvolvida vem na forma de um servidor multi-plataforma, que separa a lógica dos negócios e a interface do usuário. Isto permite, por exemplo, a divulgação de estatísticas do esporte, tanto históricas, como aquelas geradas em tempo real.