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Informática

Software permite maior interação e dinâmica em sala de aula

Agência USP - 23/05/2005

Software permite maior interação e dinâmica em sala de aula

As anotações feitas numa lousa durante a aula e os comentários do professor, se armazenados num servidor da Web, tornam-se uma importante ferramenta de consulta, tanto para o docente quanto para os alunos. O iClass, um software desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos, permitirá estas e outras possibilidades de interatividade.

Ainda em fase de evolução, o sistema foi desenvolvido pelo grupo da professora Maria da Graça Campos Pimentel, do ICMC. Além de capturar áudio e vídeo, o software é composto atualmente uma lousa eletrônica ou um tablet PC, equipamento semelhante a um notebook que permite interação com uma caneta, e um projetor. Partindo de apresentações pré-preparadas (como PowerPoint, por exemplo), ou da lousa em branco, as anotações e o áudio capturados são utilizados para gerar documentos Web que podem ser visitados imediatamente após a aula.

O conteúdo disponibilizado pode ser visualizado na Web de modo estático (cada "lousa" gerando uma imagem) ou dinâmico (a "tinta eletrônica" é apresentada lentamente - permitindo ao aluno "tocar" a anotação). "Em minhas aulas e percebi aumento da interatividade, principalmente quando são registradas anotações e contribuições dos alunos", explica. "Mudei a forma de ministrar aulas: diagramas, por exemplo, são elaborados durante a aula, em conjunto com os alunos", conta a professora.

O sistema é resultado do projeto de pós-doutorado de Maria da Graça e foi iniciado em 2000, tendo recebido apoio do CNPq e da FAPESP. O software foi inicialmente desenvolvido em parceira com o grupo de Gregory Abowd do Georgia Institute of Technology, de Atlanta, EUA e, mais recentemente, com apoio da HP. "Ainda estamos melhorando a parte interativa do projeto", conta a professora, lembrando que, mesmo sem uma conexão com a internet, o usuário pode executar tarefas remotas utilizando o tablet PC para anotações. "Neste caso, as informações poderão ser armazenadas e enviadas posteriormente ao servidor", explica.


Informações valiosas

Durante uma aula, muitas vezes as informações mais valiosas podem ser aquelas anotadas na lousa ou discutidas oralmente. Mas, quando a lousa é apagada, perdem-se os dados. "Com as anotações na Web, tanto o aluno quanto o professor poderão relembrar com maior fidelidade todo o caminho de uma explanação", garante Maria da Graça.

Segundo a professora, o programa está aberto a diversas adaptações. No Instituto de Química, por exemplo, o professor João Farah verifica a possibilidade de acompanhar, em tempo real, o desempenho de alunos durante um experimento no laboratório. "Neste caso, o estudante faria anotações num tablet PC e seu desempenho seria acompanhado via Web, em tempo real, por professores colaboradores", exemplifica. "Em muitos casos, o professor não acompanha de que maneira o aluno chega ao resultado de uma determinada experiência. Além de acompanhar as etapas do exercício, o docente terá condições de interferir no processo", afirma Maria da Graça.

Além do uso em sala de aula, o software pode ser adaptado a outras situações como reuniões e encontros. Novas versões do software estão sendo produzidas para fazer uso da rede de alta velocidade em implantação pela FAPESP.

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