Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/02/2005
Transmissões ao vivo pela TV que mesclem, em tempo real, as ações que estão sendo filmadas com imagens geradas por computador. Este é o objetivo de uma nova tecnologia de navegação de câmeras que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, Inglaterra.
A nova técnica abre novas possibilidades para a transmissão ao vivo de esportes, musicais e qualquer outra atividade, mesclando a emoção da transmissão normal com o impacto visual que somente a computação gráfica pode criar.
A tecnologia também poderá ser utilizada em outras atividades, por exemplo, a inserção de mobiliário em uma residência à medida em que uma câmera portátil vai filmando a casa vazia, em sistemas de navegação para robôs domésticos ou em vídeo-games e computadores incorporados à roupa.
Os cientistas Ian Reid e Andrew Davison estão utilizando recursos de matemática, computação e engenharia para construir seu novo sistema. Eles já construíram um protótipo, que agora está sendo ampliado para testes em escala real.
"Esta tecnologia de localização e mapeamento transforma a câmera em um flexível sensor de posição em tempo real. Ele tem uma multiplicidade de aplicações potenciais," explica o Dr. Andrew.
O sistema consiste em uma câmera de vídeo portátil conectada a um notebook, que analisa as imagens que recebe da câmera por meio de um programa especial desenvolvido pelos pesquisadores. À medida que a câmera se move, o sistema pega pontos da paisagem como referência e constrói um mapa 3D. O mapa é então utilizado para definir com precisão a posição da câmera, permitindo a inserção das imagens virtuais desejadas.