Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Software faz diagnóstico de câncer

Agência FAPESP - 24/11/2004


Um programa de computador capaz de analisar as características das células sangüíneas de um paciente e auxiliar na detecção de anomalias leucocitárias acaba de ser desenvolvido no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), em São Carlos.

Batizado de Leuko, o programa trabalha por meio de imagens do sangue para identificar linfócitos leucemizados. "O software analisa as imagens captadas por uma câmera digital acoplada ao microscópio", disse a analista de sistemas e criadora do software Daniela Ushizima à Agência FAPESP. "A ocorrência de leucemia é detectada pela classificação das células de defesa segundo atributos físicos, como coloração, textura e formato do núcleo."

O programa de computador faz a identificação de células ligadas a vários tipos de leucemias, como a linfóide crônica (LLC), a prolinfocítica e a tricoleucemia. A LLC, que se caracteriza por um número elevado de linfócitos no sangue, acomete aproximadamente 1,5 mil pessoas por ano no Brasil.

Para Daniela, uma das grandes vantagens do software é a economia, uma vez que os exames complementares que identificam as células doentes demandam equipamentos caros e mão-de-obra altamente qualificada. "Além de reduzir os custos do diagnóstico, devemos considerar que são poucos os centros de saúde capazes de identificar casos de leucemia. Com a ajuda do programa, outros laboratórios podem realizar uma triagem com mais facilidade, de modo a detectar a doença", acredita.

O sistema pode ainda ser utilizado como ferramenta didática para o estudo de características celulares. "A idéia é trabalhar com micrografias digitais, que garantem durabilidade à informação das lâminas de sangue, além de usar a análise por visão computacional para quantificar propriedades das células", disse Daniela. "Isso evitaria a necessidade de ter arquivos pessoais de lâminas de microscópio, na medida em que é possível criar um amplo arquivo de imagens digitalizadas."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos