Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/09/2004
A National Semiconductor acaba de colocar no mercado um chip especial capaz de dar segurança a computadores de mesa e portáteis em nível de hardware. A IBM já anunciou que incorporará o novo chip em sua linha de computadores pessoais.
Além de dar maior segurança, o SafeKeeper, como foi batizado o novo chip, dá menos trabalho ao usuário e diminui os custos de propriedade, eliminando a necessidade de contínuas atualizações de software.
Sob o novo chip está o conceito de um módulo seguro, ou "Trusted Platform Module (TPM)". TPMs são microcontroladores que armazenam senhas, certificados digitais e chaves de criptografia. Esses chips, que atendem à especificação 1.1b do Trusted Computing Group, protegem todos os programas do computador, desde os aplicativos e sistema operacional até os programas de baixo nível, como o BIOS, de ataques ou invasões.
Soluções implementadas em hardware fornecem uma base mais forte para a computação segura do que os sistemas implementados por software, que podem ser quebrados até mesmo por invasores remotos.