Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2004
Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) desenvolveram um novo sensor miniatura capaz de detectar falhas em discos rígidos de computadores. Batizado de CTS ("Critter Temperature Sensor"), o novo dispositivo já está sendo testado nos computadores da Universidade.
"Essencialmente o que nós estamos tentando fazer é salvar a vida do disco rígido do computador. Discos rígidos se aquecem e o sensor foi projetado para detectar a mínima variação de temperatura," explica o Dr. Michael Bigrigg, coordenador do trabalho. Um efeito colateral benéfico desta pesquisa, é que os engenheiros também estão conseguindo entender melhor o desperdício de energia, transformada em calor pelos computadores.
A vida média de um disco rígido de computador é de cerca de 3 anos de utilização. Agora os pesquisadores afirmam poder aumentar essa vida útil significativamente, detectando com antecedência variações de temperatura que poderão resultar em danos mais sérios. Ainda que o disco rígido realmente tenha apresentado problemas, a detecção antecipada da falha pode permitir que o usuário salve seus dados em outro local, evitando a perda das informações.
Após o fim da etapa de testes, a Universidade espera licenciar a fabricação do novo sensor.