Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2003
As empresa Sharp (Japão) e BitFlash (Canadá) desenvolveram uma nova tecnologia que permite que telefones celulares e computadores de mão exibam documentos e gráficos de editores de textos e planilhas eletrônicas. A tecnologia permite a leitura dos documentos por meio de um "zoom", efetuando a navegação ao longo do texto, mostrando uma parte de cada vez.
A nova tecnologia, batizada de Electronic Document Display System (Sistema de Apresentação de Documentos Eletrônicos), utiliza o padrão SVG-T ("Scalable Vector Graphics- Tiny") para mostrar documentos do Word, Excel, PowerPoint e Adobe Acrobat. Um servidor converte os documentos para o formato SVG-Tiny, o que diminui drasticamente o tamanho dos arquivos, e os envia para os aparelhos móveis.
Ao receber o arquivo, o usuário tem uma imagem geral do mesmo. A seguir, utilizando as teclas comuns de navegação, ele pode selecionar o início ou qualquer parte do documento que lhe interessar e, através de zoom, atingir uma ampliação que lhe permita uma leitura confortável. É como se a tela do aparelho se transformasse em uma lente passando sobre o documento real.
O sistema é capaz de manter todas as fontes originais dos documentos através de uma tecnologia de geração de fontes que facilita a leitura mesmo nas menores telas. As imagens e gráficos não são renderizadas como uma série de pontos, como nas telas dos computadores, mas como vetores, o que mantém a qualidade visual mesmo nas diminutas telas dos telefones celulas e computadores de mão.