Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2003
Pesquisadores do laboratório CSIRO (Austrália) desenvolveram um novo scanner capaz de captar imagens de pequenos objetos e gerar uma imagem em 3-D. A imagem tridimensional resultante oferece uma percepção muito mais acurada do objeto, destacando textura e formato, sendo adequada para uma grande variedade de usos, inclusive a exposição de produtos à venda pela Internet ou até mesmo a exposição de espécies animais e vegetais em museus.
Os scanners de mesa estão disseminados por residências e escritórios, sendo o terceiro periférico mais vendido no mundo. Mas esses scanners só trabalham em duas dimensões, gerando uma imagem tradicional, como todas as que podem ser vistas em sites da Internet.
Já a nova tecnologia de escaneamento agora desenvolvida gera uma imagem tridimensional produzida como um arquivo GIF animado, que não requer óculos especiais. A grande vantagem é que ela requer modificações muito pequenas na forma de fabricação dos atuais scanners de mesa, o que manterá o equipamento barato. Existem várias opções de scanners tridimensionais profissionais, mas que custam alguns milhares de dólares.