Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2003
O progresso tecnológico tem trazido telas para utilização por computadores, televisores e apresentações multimídia cada vez maiores e mais nítidas. Ainda muito caras, mas com clara tendência de queda nos preços. Mas uma nova tecnologia promete dar impulso a essa queda nos preços. Esqueça cristal líquido, plasma ou TV digital de alta definição. Talvez esse seja o elemento que torne essa nova tecnologia realmente revolucionária. A nova tela, totalmente plana, permitindo projeções de alta qualidade é feita de nada mais do que... neblina artificial. Ou algo parecido com uma neblina de verdade, com a vantagem que não molha.
A neblina artificial é virtualmente invisível, fazendo com que as imagens pareçam flutuar no ar. O efeito é quase mágico.
Os componentes básicos da nova tela são um fluxo de ar laminar, não turbulento, e uma fina camada de neblina, que pode ser formada por qualquer tipo de partícula. A neblina é injetada no interior do fluxo laminar de ar, permanecendo presa dentro desse fluxo de ar, livre de qualquer turbulência. Quando a tela é formada, as imagens podem ser projetadas tanto na frente como atrás. A tela pode ser desde translúcida até totalmente opaca. Os pesquisadores que a criaram estão registrando sua patente e batizaram a nova tela de WAVE: "Walk-thru Virtual Environment".
A notícia preliminar da invenção foi feita em Dezembro de 2.001. Em Outubro de 2.002 um protótipo rudimentar causou sensação em uma feira na Finlândia. Em Janeiro de 2.003 começou a funcionar o primeiro protótipo realmente factível e passível de ser lançado comercialmente. Agora, a empresa anunciou o início da produção de uma série limitada, já amplamente testada e de maior qualidade.
Embora ainda possa ser catalogada como tecnologia emergente, o fabricante iniciará a instalação de exemplares dessa série limitada em várias partes do mundo. A demonstração visa, além de testar a tecnologia em diversos ambientes e climas, avaliar o interesse e as possibilidades de comercialização.
A tela de neblina permite uma infinidade de novas aplicações, todas em ambiente fechado. Anúncios em shoppings ou mesmo amostras em museus, showrooms empresariais, feiras de comércio, parques temáticos e eventos em geral estão no foco negocial da nova tela.
A gama de possibilidades aumenta à medida em que se verifica que a nova tela permite a construção de ambientes virtuais, nos quais o usuário pode entrar "no meio da imagem", ou passar através dela. Ela é silenciosa, não se quebra e opera sem a necessidade de supervisão técnica. Isso permite, por exemplo, a construção de Cavernas Digitais onde as paredes são feitas de neblina, facilmente adaptáveis em tamanho, dependendo da necessidade da apresentação ou experiência que estiver sendo conduzida.