Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2007
Ficção que vira realidade
Há alguns dias, vimos a realidade imitar a ficção, quando cientistas descobriram a "criptonita terrestre", um mineral com a exata descrição dada no filme O Retorno do Super-Homem ao único mineral capaz de minar a força do super-herói.
Os autores do filme foram criativos o bastante para imaginar uma composição química diferente de qualquer mineral conhecido. Eles certamente não contavam com a possibilidade de que um mineral real, com uma fórmula tão estranha, pudesse vir a ser encontrado de fato aqui mesmo na Terra, alguns anos depois.
Jornada nas Estrelas
Agora, cientistas da NASA, participantes da missão PlanetQuest (Caçador de Planetas), afirmaram que a nova sonda espacial será capaz de detectar o planeta Vulcano, idealizado na famosa série Jornada nas Estrelas. Vulcano é o planeta natal de Spock - certamente o personagem-símbolo de toda a série.
Em uma carta publicada em Julho de 1991 na revista Sky & Telescope, o autor da série Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry, afirmou que Vulcano seria um planeta da estrela 40 Eridani. 40 Eridani é na verdade um sistema triplo, composto por três estrelas, localizadas a 16 anos-luz da Terra. A mais provável localização de um planeta seria ao redor da 40 Eridani A, uma pequena estrela vermelho-alaranjada ligeiramente menor e mais fria do que o nosso Sol.
A Dra. Angelle Tanner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, juntou-se ao seu colega Sean Raymond, da Universidade do Colorado, para confirmar duas questões: É possível haver realmente um planeta em 40 Eridani A? E, se ele existir, a sonda PlanetQuest poderá detectá-lo?
Planeta Vulcano
A resposta foi positiva para as duas questões. "Como os três membros do sistema estelar triplo estão muito distantes uns dos outros [centenas de unidades astronômicas - a distância entre a Terra e o Sol], eu não vejo razões por que um planeta de massa similar à Terra não possa se formar ao redor da estrela primária, 40 Eridani A," diz o Dr. Raymond.
Para que exista vida em Vulcano, o planeta deverá estar em uma órbita bem precisa ao redor de sua estrela - a uma distância que permita a existência de água em forma líquida. A água é um ingrediente essencial para que qualquer organismo tenha vida longa e prospere. No caso da estrela 40 Eridani A, essa órbita deverá estar ao redor de 0,6 unidade astronômica - o que os cientistas chamam de zona habitável.
Quando perguntada como seria a aparência de um habitante de Vulcano, a Dra. Tanner afirmou que eles seriam pálidos. "Uma estrela anã de classe K emite sua luz em um comprimento de onda mais avermelhado comparado com o nosso Sol, de forma que seria difícil pegar um bronzeado lá."