Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2006
Ao revisar o ônibus espacial Atlantis, que retornou de seu mais recente vôo no último dia 12 de Setembro, os engenheiros da NASA descobriram que a nave foi atingida por um micrometeorito. É o maior furo já feito por um micrometeorito desde a entrada em operação dos ônibus espaciais.
O acidente não colocou a tripulação em risco, já que o impacto ocorreu na área de carga da nave. O furo mede 2,7 milímetros de diâmetro e o micrometeorito penetrou apenas 12 milímetros de profundidade.
Como as portas da área de carga são fechadas antes do retorno ao solo, o furo também não ficou exposto durante a reentrada na atmosfera.
Desde o acidente que destruiu o ônibus espacial Colúmbia, em 2003, a NASA alterou a forma como os ônibus espaciais ficam ancorados na Estação Espacial Internacional, de forma a não expor seu escudo de reentrada à ação dos micrometeoritos.
Ainda assim, este é o tipo de acidente mais temido desde o início da exploração espacial, já que virtualmente nada pode ser feito para proteger naves, sondas espaciais e satélites artificiais contra os meteoritos que atingem constantemente a Terra.
Os cientistas da NASA retiraram o micrometeorito da estrutura da Atlantis e agora vão analisar sua composição e tentar descobrir sua origem e até a velocidade com que ele atingiu o ônibus espacial.