Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2005
"Definitivamente ele é maior do que Plutão." Foi o que afirmou o Dr. Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, ao anunciar a descoberta de um novo planeta, situado em uma região até hoje tida como além da fronteira do Sistema Solar.
O novo planeta, que por enquanto atende pelo codinome 2003 UB313, está a 97 Unidades Astronômicas (UA) do Sol. Isto é mais do que o dobro da distância de Plutão, que está a 40 UA do Sol. Uma Unidade Astronômica é igual à distância entre a Terra e o Sol.
Além da distância, a descoberta do novo planeta foi dificultada pelo fato de sua órbita estar a 45º em relação à órbita padrão dos demais planetas, que ficam praticamente no mesmo plano.
Mas os cientistas já deram sua sugestão para batizar o novo planeta: Xena, o nome de uma personagem de um filme de TV. Mal gosto à parte, a festa do batismo deverá demorar. Afinal, a Sociedade Astronômica Internacional não analisa um processo assim desde 1.930, quando Plutão foi descoberto. Até hoje há cientistas que discordam de sua classificação como planeta, devido ao seu pequeno tamanho.