Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2004
Chegada de impacto
Esperava-se que o retorno da sonda espacial Genesis, a primeira a trazer amostras do espaço desde a missão Apolo, fosse espetacular.
Realmente foi, mas não da maneira que todos esperavam.
Uma falha de causa ainda desconhecida fez com que o mecanismo do pára-quedas não fosse acionado e a sonda de US$260 milhões chocou-se violentamente contra o solo do deserto de Utah.
Falhas nos pára-quedas
Parece ter sido uma triste demonstração do que aconteceu com a sonda espacial européia Beagle 2, que foi perdida em Marte no final do ano passado.
Um inquérito recentemente finalizado concluiu que uma das causas mais prováveis da perda da Beagle 2 foi o mecanismo de abertura do pára-quedas, que não teria sido acionado ou que não teria funcionado corretamente devido a uma atmosfera mais rarefeita do que se previa.
Embora a causa real para a perda da sonda em Marte possa nunca ser conhecida, o retorno da Genesis foi filmado e transmitido ao vivo.
Como a sonda caiu sobre o deserto, ninguém foi ferido e nenhuma construção sofreu danos. O mesmo não se pode dizer da sonda, que apresenta uma enorme rachadura do lado esquerdo.
Material científico
Ainda não se sabe a situação do material científico, amostras de poeira solar coletadas em lâminas super-limpas, que estão trancadas em um cofre no interior da sonda.
O pára-quedas seria acionado por um sistema de explosivos leves. Mas, como eles não foram ativados, os engenheiros darão prioridade para a segurança, tentando remover primeiro os explosivos para, só então, verificarem se algo poderá ser aproveitado das preciosas amostras.